NÃO ENCONTRO OUTRA PALAVRA PARA DEFINIR ESTE GOVERNO.
sábado, 30 de novembro de 2024
BITAITE DÔJE (1)
E HOJE TERMINA UMA SEMANA EM QUE A LOUCURA POLÍTICA GRASSOU:
- ELE FOI O MONTENEGRO A FAZER COMUNICADOS SOBRE PERCEPÇÕES
- O MINISTRO DA EDUCAÇÃO A RECONHECER QUE MENTIU
- O VERGONHOSO ESPECTÁCULO CIRCENSE DO PARLAMENTO.
COMO DIZIA ALGUÉM:
"ESTE PAÍS NÃO ESTÁ PARA TRESPASSE PORQUE NINGUÉM IA COMPRAR ISTO."
ÉVORA AUTÁRQUICAS 2025 (10) ABÍLIO PROCURA-SE
Do ponto de vista autárquico, em Évora, o acontecimento da semana foi, sem dúvida, a homenagem da Câmara, e da cidade, a Abílio Fernandes.
Justa, embora atrasada (na minha opinião) está homenagem reuniu o consenso dos partidos que compõem a edilidade e a quase unanimidade das forças vivas do concelho.
Durante grande parte dos mais de vinte em que Abílio Fernandes dirigiu a CME eu estive a trabalhar fora de Évora, fui acompanhando de longe, mas sempre senti que o seu prestígio e o trabalho eram referência para outros autarcas e dirigentes locais. Isto em concelhos como, por exemplo, Sever do Vouga ou Lajes do Pico, que, nem de longe nem de perto, eram câmaras CDU.
Hoje o que todos nós eborenses desejamos é encontrar alguém com o carisma, a capacidade de trabalho e a competência de Abílio Fernandes.
Não está fácil, mas parece-me que os partidos (sim, porque o MCE é também um "partido") ainda estão à procura.
Vamos ver!
Até lá...
Obrigado Abílio Fernandes.
JSS (edição de texto PREGASSALTOS)
sexta-feira, 29 de novembro de 2024
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
BITAITE DÔJE
QUANDO VI O MONTENEGRO NA TV, LADEADO PELAS MINISTRAS E PELOS COMANDANTES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA, PENSEI QUE TINHAMOS SIDO INVADIDOS PELO HAMAS OU QUE OS RUSSOS JÁ ESTAVAM A DESEMBARCAR NA ERICEIRA.
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
ÉVORA AUTÁRQUICAS 2025 (9)
Semana com alguns desenvolvimentos no que diz respeito ao assunto que, semanalmente, nos traz aqui. A saber:
1- O Movimento Cuidar D'Évora está-se a mexer. Mais cartazes e anúncios, com a cara da candidata a presidente sobre um fundo amarelo bem visível, em alguns cruzamentos rodoviários da área urbana.
Este movimento (MCE), conhecido entre alguns eborenses como "a equipa B do PS", conseguiu, nas últimas eleições eleger uma vereadora e pretende repetir, pelo menos, o resultado.
2- A vereadora "principal" do PS deu uma entrevista muito "xôxa" ao Diário do Sul. Não explica bem como foi o seu modelo de oposição durante o presente mandato e muito menos o que pretende, ela e o partido, para o futuro. Pareceu-me que se "está a chegar à frente" mas tudo indica que o partido está à procura de alguém com outro tipo de carisma e mais perto, muito mais perto, da estrutura que suporta o secretário geral.
3- O PSD navega nas redes sociais, numa confusão mistura entre o pessoal, o profissional e o partidário.
O putativo candidato está a surfar a onda em que melhor se sustém e fá-lo bem. Resta saber se chega para a AD. A fila de candidaturas está aí e o cargo parece que alicia mais gente.
4- Quanto à CDU, está, como é seu hábito, à espera das decisões superiores. Talvez do congresso ou do comitê central, mas sabemos que há alguns problemas organizacionais e, principalmente, em não repetir o erro grave das escolhas para as últimas legislativas.
5- E os outros?Perguntarão vocês.
E existem, em termos autárquicos? Pergunto eu!
JSS (Edição de texto PREGASSALTOS)
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
BITAITE DOJE (2)
PARECE QUE OS MELOS COMBINARAM UMA SAÍDA NOTURNA PARA IREM A UM BAR!
COPOS?
E QUEM PAGOU AS DESPESAS?
DIVIDIRAM OU DEDUZIRAM NO ORÇAMENTO DO MINISTÉRIO?
BITAITE DÔJE (1)
Trezentos mil dólares para a luta contra a fome e dezenas de milhões para a guerra e indústria de armamento!
Portugal no seu melhor!!!!!!
domingo, 17 de novembro de 2024
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
ÉVORA AUTÁRQUICAS 2025 (8)
SÓ LEMBRAR QUE, NO CASO DAS FREGUESIAS DE ÉVORA O WUE ACONTECEU NÃO SE PODE REPETIR.
O DESEJO DE PODER NÃO PODE ATROPELAR A DEMOCRACIA.
Notícia Diana FM
"Tribunais mandam reconstituir executivos de duas freguesias em Évora
Terça-feira, 07 Fevereiro 2023
Os tribunais deram razão à CDU e mandaram reconstituir os executivos das uniões de freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras e do Bacelo e Senhora da Saúde, em Évora.
Nas autárquicas de 2021, o PS ganhou estas duas uniões de freguesias com maioria relativa (quatro eleitos) e ambos os executivos foram constituídos com cinco elementos socialistas, após eleição uninominal, por falta de consenso com os outros partidos.
Na altura, a CDU contestou e apresentou ações junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja para impugnar a constituição dos executivos.
José Russo, eleito da CDU na União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, falava em conferência de imprensa na sede do PCP de Évora.
Já Carlos Reforço, eleito da CDU na União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, exigiu que a legalidade seja reposta com urgência.
Os presidentes das duas uniões de freguesias, Ananias Quintano, de Malagueira e Horta das Figueiras, e Luís Pardal, de Bacelo e Senhora da Saúde, disseram que vão proceder à reconstituição dos executivos.
No caso do Bacelo e Senhora da Saúde, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja não deu razão à CDU, mas a coligação recorreu e o Tribunal Central Administrativo Sul revogou a decisão da primeira instância.
Depois, foi o PS que recorreu para o Supremo Tribunal Administrativo e esse não deu provimento ao recurso do PS e mandou reconstituir os órgãos.
Já em relação ao caso de Malagueira e Horta das Figueiras a primeira e a segunda decisões são favoráveis à CDU."
JSS (Edição de texto - PREGASSALTOS EDIÇÕES)
BITAITE DÔJE
Vem por aqui”- dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: “vem por aqui”!
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali…
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: “vem por aqui”!
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali…
terça-feira, 12 de novembro de 2024
BITAITE DÔJE
RECORDE DE MONTENEGRO:
O GOVERNO QUE MAIS DEPRESSA PASSOU DO ESTADO DE GRAÇA PARA UMA DESGRAÇA DE ESTADO!
sexta-feira, 8 de novembro de 2024
ÉVORA AUTÁRQUICAS 2025 (7)
Parece que o tema da semans aqui em Évora é o muro da travessa da Palmeira.
Não me vou pronunciar sobre um assunto já resolvido entre município e uma entidade privada que é proprietária do espaço em causa e por consequência, do muro que o envolvia.
Ponto final no assunto!
Quanto às eleições autárquicas, continuamos à espera das decisões dos "altos comandos" dos principais partidos e daquilo que podem vir a ser as articulações entre as candidaturas da oposição, no sentido de substituir a atual gestão. Encontrar uma pessoa que tenha o carisma para concentrar os votos necessários para ganhar, não vai ser fácil para nenhum dos partidos.
Por outro lado também a CDU tem o mesmo problema. Ou opta por Alexandre Varela ou João Oliveira e tem algumas hipóteses ou prefere, como fez nas legislativas, atirar a toalha ao chão e escolher alguém que é um perfeito desconhecido.
JSS (Edição de texto - PREGASSALTOS)
terça-feira, 5 de novembro de 2024
BITAITE DÔJE
PEQUENO ALMOÇO EM ZURIQUE
ALMOÇO EM VENDAS NOVAS
CAFÉ EM ÉVORA (3 DA TARDE)
PORRA QUE O MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS PEQUENO!
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
ÉVORA AUTÁRQUICAS 2025 (6) - QUANTAS JUNTAS DE FREGUESIA?
Com a situação do OE resolvida e o governo AD garantido por, pelo menos, mais dois anos (resultado do golpe de estado de novembro passado, encabeçado pelo Marcelo) é altura de, definitivamente, nós viramos para as Eleições Autárquicas de 2025 que decorrerão, em princípio, a doze de outubro.
Mas vamos votar, no caso do concelho de Évora, para quê e para quantas juntas de freguesia?
No passado dia 30 de outubro, o jornal Expresso, titulava o seguinte "Desagregação de freguesias concluída até Março: Pode haver 350 novas juntas a eleger nas próximas eleições"
Criadas com a "Lei Relvas" em 2013 as Uniões de Freguesias" podem, por acordo entre os partidos parlamentares, ser revertidas até ao fim do mês de março, mas só aquelas cuja reversão tenha sido aprovada pela Assembleia Municipal respectiva até 21/dezembro/2022.
Segundo a mesma notícia, no Alentejo, o distrito de Évora apresentou oito pedidos de reversão, Beja dez e Portalegre três.
No nosso concelho houve até agora algumas movimentações mas no concreto e sempre a haver reuniões só temos o caso da União da Freguesias de S. Manços e S. Vicente do Pigeiro que, caso não sejam contempladas com a decisão da Assembleia da República, podem até ser desagregadas ao abrigo do Dec. Lei 39/2021 criando duas novas freguesias com o mesmo nome.
Quanto às uniões de freguesias da área urbana do concelho pouco se sabe mas, decerto, voltaremos a este assunto.
JSS
Edição de texto - PREGASSALTOS
Subscrever:
Mensagens (Atom)