sexta-feira, 21 de setembro de 2007

ALENTEJANO DE NASCIMENTO - PICAROTO DO CORAÇÃO


Com a devida vénia retirei este pequeno texto do blog "Castelete Sempre" do meu particular amigo José Carlos Soares (apesar do nome não pertence à minha família).

O seu autor é o musico Carlos Alberto Moniz e serve para quem pensa que não nos podemos apaixonar por um lugar que passa a ser nosso "do coração".

“Para mim, para se ser açoriano não é obrigatório que se tenha nascido nos Açores. As pessoas não podem ir para os Açores à procura daquilo que geralmente se coloca nos postais ilustrados de outros destinos turísticos. Ninguém pode ir para os Açores à espera de encontrar muito Sol, grandes bronzeados ou muita actividade nocturna. Nos Açores há outro tipo de excitação, de que são exemplo os seus poetas, os seus pintores, os seus escritores, a neblina, o fundo do mar, o verde, ou apenas um banco para nos sentarmos à conversa, sem pressa. Costumo sentar-me num desses bancos com os pescadores do Pico, com quem fico horas à conversa, com os homens que estão a jogar dominó no adro de uma qualquer igreja ou com as “Ti Marias” que fazem renda à porta de casa e me explicam as rendas que fizeram quando se casaram”.

Sem comentários: