quinta-feira, 3 de outubro de 2024

ÉVORA AUTÁRQUICAS 2025 (2) - PUTATIVOS CANDIDATOS

Se o Presidente Marcelo mantiver o plano de eleições previsto, as próximas eleições autárquicas em Portugal decorrerão no segundo ou terceiro fim de semana do mês de outubro de 2025. Ou seja, a doze ou dezanove desse mês, o que corresponde a daqui a 52 ou 54 semanas.
Podem pensar que ainda falta um ano e é muito tempo. Mas as coisas estão já em andamento e nalguns casos já "on fire".
Mas com tempo abordaremos o tema dos timings da campanha. Hoje vamos falar do que já está em campo: 
-Os PUTATIVOS candidatos à presidência da câmara de Évora.
a) a CDU ainda não apresentou ou apontou qualquer candidato. Estará à espera de uma decisão dos órgãos dirigentes nacionais. Alguns nomes se falam entre os apoiantes, de onde ressaltam os de Alexandre Varela, atual vice presidente, e o de João Oliveira, mas também pode ocorrer uma decisão como a de escolherem um(a) perfeito desconhecido e acontecer o que ocorreu nas últimas legislativas.
b) o PS também não adiantou qualquer candidato e dá ideia de alguma confusão interna. De todas as maneiras começam a aparecer nomes como o de Carlos Zorrinho (pessoalmente dúvido que aceite tal candidatura), mas também pode vir um candidato, dito independente ou de outra autarquia, imposto pelos órgãos nacionais.
c) o PSD/AD tem o vereador Henrique Sim-Sim numa enorme azáfama nas redes sociais e a assumir-se como putativo candidato. Mas ainda há alguns obstáculos que tem que ultrapassar e são o congresso do seu partido de onde sairá um novo conselho nacional e, claro a novela do Orçamento. Fala-se, à boca pequena e nos corredores e salões, que embora o partido reconheça o trabalho do vereador, a candidatura será encabeçada por outrém.
d) o MCE adianta já aquela que é a única candidata já definida como tal. Florbela Fernandes será candidata se o MCE conseguir garantir o número de assinaturas necessárias para tal. 
e) quanto aos outros partidos, nada se sabe.

Quanto às Juntas de Freguesia, muito há para dizer. Mas temos ainda cinquenta e duas semanas.
Lá chegaremos.



Sem comentários: