sexta-feira, 11 de outubro de 2024
ÉVORA AUTARQUICAS 2025 (3) - COMPETÊNCIAS
Na passada quarta-feira, 9 de Outubro, na sua "Nota do Dia", o diretor do Diário do Sul, Manuel Piçarra, citou uma abordagem teórica do sociólogo Filipe Nunes sobre as competências exigiveis aos aautarcas, ou a candidatos a tal.
Longe de mim estar aqui a questionar, ou a contestar, as declarações do referido sociólogo mas, mas o voto nas eleições autárquicas é, na maioria dos casos, suportado no conhecimento e confiança, quase pessoal, entre os canadidatos e os eleitores.
Por vezes, nem a confiança nem politica do partido que propõe o candidato, nem a estrutura organizativa do mesmo garante a eleição, como foi o caso da candidatura do Partido Socialista aqui em Évora nas anteriores eleições autarquicas.
As questões da "qualificação e capacitação" para exercer funções no Poder Local, não se pode pôr numa eleição deste tipo e, principalmente em autarquias do interior do país em que, como no caso de Évora, a estrutura tecnica e gestora está montada, é profissional e só´tem que cumprir com as suas funções e as orientações dos orgão dirigentes.
E são esses que vamos eleger, os dirigentes, os que indicam o caminho, os que definem estratégias, e se não fosse assim não seriam eleitos mas sim escilhidos em concurso público controlado pela CReSAP.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário